PESQUISA MOSTRA QUE ATUAL PRESIDENTE DA CNM PAULO ZIULKOSKI TEM MAIS DE 50% DE REJEIÇÃO

Destaques Geral

Uma pesquisa realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro pelo Instituto Podium aponta uma grave rejeição em relação a Paulo Ziulkoski, atual presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Dos 460 entrevistados, cerca de 52,2% responderam o nome de Paulo quando perguntados em que não votariam de maneira alguma.

O atual presidente é candidato à reeleição pela Chapa 1 CNM Independente e se encontra muito mais rejeitado que o candidato de oposição da Chapa 2 CNM Com Renovação, Julvan Lacerda, que recebeu apenas 17,4% de porcentagem negativa. A eleição para definir a nova diretoria da CNM acontecerá por voto virtual na sexta-feira (01/03) e Julvan, ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (CNM), lidera com 44,1% das intenções de votos, acima de Paulo com 32,2% e da porcentagem de pessoas que ainda não se decidiram com 23,7%. A pesquisa do Instituto Podium pode contar com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou menos.

Paulo Ziulkoski já está a quase três décadas no cargo de presidente da CNM e sua gestão já tem gerado muitas controvérsias a ponto de sua alta taxa de rejeição ser previstas. Algumas das críticas em relação a sua presidência incluem a falta de abertura de diálogo aos prefeitos com a adoção de uma postura centralizadora, o fato do atual presidente não ocupar um cargo de prefeito desde 2004, além de várias desavenças. Em 2023, a prefeita de Ibirataia, Ana Cléia (PSD), acusou Ziulkoski de desrespeito após o presidente da Confederação demonstrar descontentamento e desinteresse nas pautas levantadas pela prefeita. Em suas redes sociais, Ana falou sobre o caso que haveria sofrido após uma reunião com a CNM.

Prefeita de Ibirataia, Ana Cléia

“Durante a reunião ampliada do conselho político da CNM, ao expressar minha opinião, fui alvo de desrespeito e subestimação por parte do presidente da referida entidade, o Sr. Paulo Ziulkoski. Contudo, não foi aceitando passivamente as circunstâncias, tampouco tolerando abusos, que alcancei minha posição atual. Por isso, solicitei a palavra na assembleia e utilizei o microfone para reafirmar que serei ouvida. Nós, mulheres, que estamos emergindo como lideranças na política, também possuímos voz e seremos ouvidas. Continuarei incansavelmente lutando por melhorias em Ibirataia, onde quer que eu esteja. Jamais deixarei de me fazer ouvir, em conjunto com as demandas que trago comigo da minha amada comunidade”, disse a prefeita de Ibirataia em suas redes sociais.

Com a já esperada desaprovação da gestão do atual presidente, a Chapa 1 CNM Independente tem o desejo de substituir seu representante para a eleição. O principal candidato aparentemente é Nélio Aguiar, presidente da Federação dos Municípios do Pará. O último dia para substituição de nomes das chapas que vão concorrer à diretoria é dia 28, portanto a decisão deve ser avaliada e tomada logo.

Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira de Municípios

Na Chapa 2 CNM Com Renovação, o candidato Julvan Lacerda abre com vantagem pela sua experiência como prefeito de Moema (MG) e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) por dois mandatos até 2022, além de ser o atual vice-presidente da entidade e membro do Conselho Diretor Deliberativo da Santa Casa de Misericórdia Belo Horizonte.

Ficha Técnica: Pesquisa do Instituto Podium no período de 23 e 24 de fevereiro de 2024. Amostragem de 460 entrevistados de um universo de quase 5 mil prefeitos e presidentes de associações e federações municipalistas aptos a votar.

Fonte: Da equipe

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *